Nostalgia geral - Player de Música do Android 2.3



Lançado em 06 de dezembro de 2010, o Android 2.3 veio com o intuito de trazer mais comodidade e segurança aos usuários da plataforma Android, como também com a novidade veio  inúmeras mudanças em relação aos seus antecessores, entre tantas novidades, não poderia deixar de destacar o player de música nativo do S.O, que infelizmente não teve tantas mudanças assim. 

Para recordar e matar a saudade, resolvemos falar um pouco do player de música nativo do Android 2.3, inclusive disponibilizar para download uma versão totalmente compatível do aplicativo para qualquer versão do S.0 (inclusive a mais atual 7.0).

Obs. O aplicativo não se encontra nos repositórios da Google, para conseguir utilizar o mesmo, buscamos através de outras fontes (CyanogenMod 7.2).

O Aplicativo 

Com a novidade se esperava mais mudanças na grade de aplicativos nativa, infelizmente o player de música nativo, era algo que se esperava algo novo, qual infelizmente não se viu mudanças aparentemente, continuando o bom e velho player de música, com apenas uma mudança na versão e outras imperceptíveis. 



Com um layout simples, o aplicativo nativo do Android 2.3, tinha como objetivo a simplicidade e facilidade, sem muitas personalizações, essa simplicidade faz desse aplicativo uma ótima opção para quem tem um aparelho fraco, pois o consumo de memória RAM e processador são consideravelmente baixos.



Entre suas funções está a configuração de áudio, podendo de certa escolher em quantos canais deseja que seja executado o áudio, em nosso testes isso não influenciou em nada a qualidade de áudio.

A ausência de controles pela tela de bloqueios e status bar do aparelho, veio a dificultar a troca de músicas, em compensação o aplicativo tem consigo a opção de como o usuário deseja que seja executado as músicas, podendo deixar aleatório, direto e com repetição.



Quando se fala sobre visualizar a lista de músicas, o aplicativo disponibiliza apenas 4 (quatro) opções, sendo visualização por música, álbum , artistas e lista de reprodução.
A ausência da opção de visualizar por pasta veio de forma negativa, visto que também não tem a opção de visualizar por gênero.



Mesmo sendo um aplicativo nativo de um sistema operacional descontinuado, o aplicativo rodou com muita leveza, rapidez e estabilidade, em nenhum momento veio travar ou interromper a execução dos áudios por incompatibilidade.


Infelizmente um ponto que me chateou muito, foi o fato deste aplicativo ser totalmente inglês, claro que isso não interferiu o uso, más poderia ter ter feito com que o aproveitamento fosse maior com a linguagem em português. 

Considerações Finais 

Considerando que é um aplicativo de mais de 5 anos, levando em consideração o hardware e desempenhos dos dispositivos de hoje, este aplicativo é muito aconselhável para usuários de Gadgets mais fracos, como Galaxy Pocket por exemplo, devido ao seu baixo consumo do hardware, esse aplicativo é o melhor da categoria de baixo consumo.
Como nem tudo é um mar de rosas, esse baixo consumo vem acompanho de alguns itens que poderiam ser melhorados, exemplo, à falta de uma opção para visualizar pastas, como também um equalizador de áudio nativo. 
Considerando o fato de que vivemos em um mundo moderno e conectado, onde se deseje pelo menos uma radio online no aplicativo, essa ausência vem  também de forma negativa, porém seu peso, estabilidade e desempenho são excelentes. 

Bom é isso por hoje, se tiver algo que queira acrescentar ou reivindicar, deixe um comentário.


Comentários

  1. Não conhecia esse app, muito legal saber que tem baixo consumo do hardware.

    ResponderExcluir
  2. Acho legal, é um app que não exige muito.Conheço pessoas que não querem muito de um smartphone, mas acabam tendo que escolher um superior para usar funções básicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário