27 de jan de 2019

7 (Sete) atitudes que podem danificar sua bateria

Publicado por


Quem nunca ouviu falar que tal celular explodiu ou que fazer tal coisa estraga à bateria? 

Quase todos já nos deparamos com esse tipo de comentário, porém para esclarecer algumas duvidas referentes à bateria, vamos escrever nesse artigos alguns itens que podem ser sim prejudicial para a bateria de seu dispositivo.

1 - Colar o celular no congelador para aumentar o desempenho
Essa é sem sombras de dúvidas uma das dicas mais passadas por Youtubers e até alguns SITEs, a promessa é que com o resfriamento intensivo o desempenho irá aumentar o desempenho, pois o calor interno será reduzido, porém o que não explicam é que as baterias de lítio (Li-Ion) utilizada na maioria dos Smartphones modernos tem ciclos de vida (uma duração baseada no carregamento), acontece que quando você submete seu dispositivo a baixas temperaturas, à bateria tende a se esforçar para gerar mais energia desta forma temos um grande estresse na bateria, estresse qual é altamente prejudicial a vida útil da bateria.

2 - Carregar o celular em baixo do travesseiro 
Sendo altamente nocivo para saúde (Smartphones emitem Radioatividade em pequenas doses) o contato excessivo de Gadgets eletrônicos ao longo prazo pode trazer problemas de saúde ao usuário submetido a esse contato, além do mais colocar o celular para carregar embaixo de travesseiro ou em qualquer item sem ventilação faz com que o aparelho fique excessivamente quente e altas temperaturas são altamente nocivas para à vida útil da bateria.

3 - Carregar a bateria completamente ou zerar à bateria antes de carregar
Contrário que alguns usuários pensam, as baterias de hoje não contam com o ciclo de vicio presente nas baterias antigas, porém descarregar completamente ou carregar por completo a bateria do smartphone faz com que o consumo de ciclos da bateria sejam acelerados, consequentemente diminuindo assim então a vida útil da mesma, o indicado é manter a bateria entre 30% e 80%, não descarregando mais que isso ou carregando mais que o limite estipulado.

4 - Utilizar o aparelho enquanto estiver carregando
Muitos dizem que utilizar o aparelho enquanto carrega é prejudicial para a bateria, porém utilizar o aparelho enquanto carrega não é prejudicial, más deve se atentar ao calor emitido pois altas temperaturas podem ser sim prejudicial.

5 - Utilizar o aparelho em lugares úmidos
Umidade é prejudicial para qualquer eletrônico, lugares umidos como banheiro é altamente arriscado para bateria, o contato com umidade pode ocasionar em enferrujamento, curto e até o mais grave explosão, sempre evite esse risco.

Obs. Alguns aparelhos tem certificações à prova d'água, estes podem utilizar normalmente, consulte seu manual ou fabricante.

6 - Overclock ou procedimentos de aumento de desempenho
Mexer com á frequência de desempenho do aparelho pode ser prejudicial, visto que o aumento de calor gerado pelo procedimento pode danificar peças interiores, inclusive à bateria.

7- Cargas consecutivas
Como falado anteriormente existem ciclos na bateria e quando esses ciclos vão se acabando á vida útil da bateria também vai diminuindo, carregar muitas vezes o aparelho diminui a vida útil da bateria devido ao aceleramento da perda de ciclos.

Gostou? Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante...







Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *